Normas de submissão

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Antes de submeter trabalho, o participante deverá inscrever-se no evento por meio do botão localizado abaixo e escolher se sua participação será no formato presencial ou remoto.

(clique aqui para se inscrever no evento)

 

  • No formato presencial, serão aceitos trabalhos nos gêneros Artigo Científico e Resumo Expandido (formato de pôster), com até 5 autores.
  • No formato remoto, serão aceitos trabalhos apenas no gênero Artigo Científico, com até 5 autores.
  • No momento da submissão, deverá ser efetuado no Even3 o pagamento de um valor fixo por trabalho de R$ 55,00 (R$ 49,50 de submissão de trabalho + 5,50 da taxa de administração da plataforma), tanto para o formato presencial quanto para o remoto.
  • Cada trabalho deverá ser submetido por apenas um autor, que deverá incluir os nomes dos coautores (caso haja) e será o responsável pelo pagamento.
  • O valor pago para submissão de trabalhos não será devolvido em hipótese alguma.
  • A avaliação será do tipo “duplo cega” e, para isto, os trabalhos deverão ser enviados em duas cópias distintas:
    • um arquivo identificado com os autores (formato de documento: .doc ou .docx);
    • um arquivo não identificado (formato de documento: .pdf).
  • Na plataforma de submissão Even3 (clique aqui), há um espaço para o upload (envio) dos dois documentos. No local “trabalho identificado”, o arquivo completo deve ser submetido contendo o nome, o e-mail e a instituição de cada autor. No local “trabalho não identificado”, o arquivo destinado à avaliação deve ser submetido sem identificações dos autores.
  • Trabalhos no formato .pdf que estiverem identificados não serão aceitos.
  • Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do evento.
  • Após submetido e avaliado pela comissão científica, o trabalho poderá ser aprovado ou não aprovado. O resultado será divulgado conforme o cronograma do evento.
  • Serão desclassificados os trabalhos que não estiverem de acordo com a formatação do modelo do evento, não corresponderem a nenhum eixo temático e/ou apresentarem identificação dos autores nos dois arquivos submetidos.
  • É de inteira responsabilidade dos autores/coautores prezar pela norma culta da Língua Portuguesa. Sugerimos que seja realizada uma revisão gramatical e ortográfica antes da submissão dos trabalhos.
  • Todos os trabalhos aprovados comporão os anais do IV Simpósio de Educação, em meio eletrônico.
  • Os trabalhos no gênero Artigo Científico deverão conter de 10 (dez) a 12 (doze) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado abaixo:

          

Modelo para submissão do artigo científico (clique aqui para baixar o arquivo)

 

  • Os trabalhos no gênero Resumo Expandido (formato de pôster) deverão conter de 3 (três) a 4 (quatro) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado abaixo:

          

Modelo de submissão do resumo expandido (clique aqui para baixar o arquivo)

INFORMAÇÕES SOBRE A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

  • Caso sua inscrição no evento tenha sido no formato presencial, a apresentação do trabalho será feita também de forma presencial (ver orientações na seção “Apresentação presencial”).
  • Por outro lado, se sua inscrição no evento tenha sido no formato remoto, a apresentação do trabalho será feita também de forma remota (ver orientações na seção “Apresentação remota”).

Apresentação presencial

  • No formato presencial, serão apresentados trabalhos nos gêneros Artigo Científico e Resumo Expandido (formato de pôster) .
  • Para apresentação dos Artigos Científicos, serão selecionados os 8 (oito) trabalhos melhor avaliados de cada eixo temático. A duração de cada exposição será de, no máximo, 8 minutos.
  • Os trabalhos selecionados para apresentação de Artigos Científicos presencialmente, na forma de comunicação oral (roda de conversa), serão organizados em sessões por eixo temático.
  • Não haverá exposição de apresentação eletrônica (slides), para o gênero Artigo Científico, visto que a socialização do trabalho realizar-se-á por meio de roda de conversa.
  • As apresentações de forma presencial dos artigos científicos selecionados ocorrerão no dia 20 de abril de 2023.
  • Para apresentação dos Resumos Expandidos (formato de pôster), serão selecionados os 48 (quarenta e oito) trabalhos melhor avaliados de cada eixo temático.
  • As apresentações dos Resumos Expandidos selecionados serão realizadas apenas de forma presencial, nos dias 19 e 20 de abril de 2023, no formato pôster. A duração de cada exposição será de, no máximo, 8 minutos.
  • Os trabalhos selecionados para apresentação (apenas presencialmente) de Resumos Expandidos, na forma de pôster, serão organizados em sessões por eixo temático.
  • A apresentação do Resumo Expandido deverá seguir a estrutura no modelo abaixo:

          

Modelo de pôster dos trabalhos selecionados (clique aqui para baixar o arquivo)

 

  • O modelo de apresentação dos pôsteres (Resumo Expandido) contém apenas uma formatação básica. Entretanto, os autores poderão incluir quaisquer outros símbolos e marcas que julgarem necessários (e.g.: identificação da instituição, órgãos de fomento e apoios).
  • Informações a respeito do cronograma das apresentações serão disponibilizadas a partir do dia 12/04/2023.
  • Dúvidas ou solicitações podem ser encaminhadas por e-mail para simpoeducacao@gmail.com e serão esclarecidas pela comissão organizadora do evento.

Apresentação remota

  • No formato remoto, serão apresentados trabalhos apenas no gênero Artigo Científico.
  • Para apresentação dos Artigos Científicos, serão selecionados os 8 (oito) trabalhos melhor avaliados de cada eixo temático. A duração de cada exposição será de, no máximo, 8 minutos.
  • As apresentações de forma remota dos Artigos Científicos selecionados, ocorrerão no dia 25 de abril de 2023.
  • Os trabalhos selecionados para apresentação de Artigos Científicos remotamente, na forma de comunicação oral (roda de conversa), serão organizados em sessões por eixo temático.
  • Haverá exposição de apresentação eletrônica (slides), para o gênero Artigo Científico, visto que a socialização do trabalho realizar-se-á por meio de roda de conversa.

          


Modelo de apresentação remota dos trabalhos selecionados (clique aqui para baixar o arquivo)

 

  • Não haverá apresentação de Resumos Expandidos (formato de pôster) de forma remota.
  • Informações a respeito do cronograma das apresentações serão disponibilizadas a partir do dia 12/04/2023.
  • Dúvidas ou solicitações podem ser encaminhadas por e-mail para simpoeducacao@gmail.com e serão esclarecidas pela comissão organizadora do evento.

EIXOS TEMÁTICOS

Os trabalhos devem ser submetidos no gênero Artigo Científico ou Resumo Expandido (formato de pôster) em um dos seis eixos temáticos do evento.


Os eixos temáticos são:

Políticas e Gestão Escolar

Este eixo contempla estudos e pesquisas sobre Políticas e Gestão Escolar, nos âmbitos municipal, estadual e federal e nos diferentes níveis e modalidades da educação brasileira; gestão democrática; aspectos normativos e históricos com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96); concepção de Educação como direito; mudanças sociais contemporâneas na gestão do sistema educacional.

Palavras-chave: Práticas educativas. Políticas educacionais. Gestão da educação.

Formação de professores

Este eixo abrange pesquisas sobre formação inicial e continuada na educação básica e no ensino superior; desenvolvimento profissional; identidade docente; políticas de formação de professores; novas demandas educacionais para o trabalho docente face às mudanças no mundo do trabalho.

Palavras-chave: Práticas educativas. Políticas de formação de professores. Formação de professores

Educação popular

Este eixo apresenta discussões relacionadas às práticas educativas escolares e não escolares; movimentos sociais; educação ambiental; educação do campo, indígena, quilombola e étnica-racial; educação de jovens e adultos; práticas de educação popular em saúde, ecologia e bem-viver; multiculturalismo; direitos humanos e sustentabilidade socioambiental.

Palavras-chave: Práticas educativas. Movimentos sociais. Educação do campo. Educação ambiental.

Inclusão e Diversidade

Este eixo se propõe a discutir temáticas envolvendo práticas educativas inclusivas; ações de respeito à diversidade humana; desenvolvimento e utilização de tecnologias assistivas; acessibilidade e desenho universal; relações étnico-raciais, além de temáticas correlatas.

Palavras-chave: Práticas educativas. Educação Inclusiva e Especial. Tecnologias assistivas. Transtornos de aprendizagem. Relações étnico-raciais.

Educação Profissional e Tecnológica

Este eixo compreende temáticas que discutam políticas educacionais vigentes e as relações com o mundo do trabalho; formação técnico-profissional; educação básica, a profissionalização e os pontos de contato entre as interfaces; práticas educativas.

Palavras-chave: Práticas educativas. Educação profissional. Políticas públicas.

PRAZOS

Submissão de trabalhos:09/01/2023 a 17/03/2023

Resultado dos trabalhos aceitos: 12/04/2023

DESCRIÇÃO 

DATA 

Lançamento do evento 

29/12/2022

Início das inscrições no evento 

29/12/2022

Submissão de trabalhos 

09/01/2023 a 17/03/2023

Resultado dos trabalhos aceitos 

10/04/2023

Divulgação do cronograma de apresentações orais síncronas 

12/04/2023

Apresentação dos trabalhos 

19, 20 e 25/04/2023

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO/SUBMISSÃO

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO/SUBMISSÃO