24 de maio de 2022
Tarde
14h – 16h: Como promover uma escola justa? (Abertura)
Convidados: José Carlos Libâneo (PUC/GO) e Daniel Cara (USP)
25 de maio de 2022
Manhã
08h – 12h: apresentações de trabalhos
Tarde
14h – 16h: O papel das emoções na promoção da qualidade de vida e no
processo de ensino-aprendizagem.
Convidados: Dr. Fernando Gomes (USP) e Dra. Adriana Fóz (USP)
26 de maio de 2022
Manhã
08h – 12h: apresentações de trabalhos
Tarde
14h – 16: Para uma Ciência Aberta e Sensível.
Convidados: Sidarta Ribeiro (UFRN) e Conceição Almeida (UFRN)
Adriana Fóz, Mestre em Ciências pela Psiquiatria e Psicologia Médica (UNIFESP), Educadora (USP), especialista em Neuropsicologia e Psicopedagogia. Diretora da NeuroConecte. Pesquisadora em Neurociência Cognitiva e Educacional. Terapeuta Cognitiva de jovens e adultos (consultório e online). Professora e palestrante, inclusive do TEDx. Membro do Conselho Consultivo da Fundação ABRINQ. Co-fundadora e foi gestora do Proj. Cuca Legal (Psiquiatria/UNIFESP).
Professora convidada de importantes universidades (pós graduação de Neurociência - USP; pós graduação de Neuropsicologia – CDN/ UNIFESP, dentre outras). Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, de 2006 a 2010
Escritora, seus últimos livros são Frustração: Como Treinar Suas Competências Emocionais para Enfrentar os Desafios da Vida Pessoal e Profissional (Ed. Benvirá) e A Cura do Cérebro (Ed. Novo Século). Coautora do livro Conversando sobre Saúde Mental e Emocional na Escola (SEE-SP, CONVIVA, Fundaciòn Mapfre).
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM/UFRN. Coordenadora do primeiro ponto brasileiro da Cátedra itinerante Unesco "Edgar Morin" situada na UFRN.
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES
Para uma epistemologia da complexidade - em torno das ideias de Edgar Morin. Natal: Caravela Selo Cultural, 2021.
Palavras úmidas: homenagens, prefácios e outros escritos. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2019. 376p
Emergências de Complexidade, Reinvenção da Universidade. Em parceira com Monica Karina Santos Reis. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2018. 380p .
Ciências da complexidade e educação – razão apaixonada e politização do pensamento. Natal: EDUFRN, 2014; 2 Ed, Editora APPRIS, 2017.
Cultura e pensamento complexo. Livro em parceria com Edgard de Assis Carvalho. Porto Alegre: Sulina, 2009; 2 Ed, Editora Sulina, 2012.
Complexidade, saberes científicos e saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contexto da Ciência), 2010. 2 Ed, Livraria da Física, 2017
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente – por uma educação transformadora. (Organização em parceira com Maria Cândida Moraes). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
Ciclos e Metamorfoses: uma experiência de Reforma Universitária. (Co-autoria com Margarida Maria Knobbe). Porto Alegre: Sulina, 2003.
Ilya Prigogine – Ciência, razão e paixão. (Org. em parceria com E. de A. Carvalho) São Paulo: Edtiora Livraria da Física, 2009.
Ensaios de Complexidade. (Org. em parceria com CARVALHO, Edgard de Assis; CASTRO, Gustavo de.) Porto Alegre: Sulina/Edufrn, 1997.
Edgar Morin: Educação e Complexidade - Os sete saberes e outros ensaios. (Org. em parceria com CARVALHO, Edgard de Assis). São Paulo: Cortez, 2002; ....Sexta Ed, 2013.
Polifônicas idéias - por uma ciência aberta. (Org. em parceria com KNOBBE, Margarida e ALMEIDA, Angela Maria de). Porto Alegre: Sulina, 2003.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação (Universidade de São Paulo - USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP).
Foi coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (jun/2006-mar/2020).
Foi membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (2015-2021).
Foi membro titular do Fórum Nacional de Educação (2010-2016).
Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012).
Foi membro do Conselho Nacional de Juventude (2005-2007), sendo o primeiro vice-presidente deste órgão, representando a sociedade civil. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política, Economia e Sociologia, atuando desde a graduação nos seguintes temas: economia da educação, políticas públicas de educação, participação na educação, financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil, movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. Foi colunista do UOL Educação (2012-2018) e possuiu blog na Revista Educação (2010-2012). Por sua atuação em defesa do direito à educação, foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo – FMUSP; Residência Médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – HC FMUSP ; Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN; Pós-Graduado em Neurocirurgia Pediátrica pela World Federation of Neurosurgical Societies; Doutor em Neurotraumatologia Experimental pela FMUSP (2007). É Professor Livre Docente pela Disciplina de Neurocirurgia da FMUSP.Como escritor desde 2004, já publiquei 8 livros, alguns sobre medicina e outros totalmente voltados ao comportamento humano com dicas práticas para driblar os sentimentos negativos e estimular a inteligência emocional. Também é Neurocientista consultor da CNN Novo Dia a apresentador do quadro Correspondente Médico neste mesmo canal.
José Carlos Libâneo é doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP e pós-doutor pela Universidade de Valladolid (Espanha). É professor titular da PUC Goiás e professor aposentado da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: teorias da educação, teoria histórico-cultural, teoria do ensino para o desenvolvimento humano, didática e formação de professores, ensino e aprendizagem, políticas públicas para a escola, organização e gestão da escola. Possui Bolsa de Produtividade do CNPq, Nível 2. É membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd), membro fundador do Centro de Estudos sobre Didática e Práticas de Ensino (CEPEd), membro fundador e Secretário da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), membro da Comissão Organizadora dos Encontros Estaduais de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE). É membro do Conselho Editorial de diversas revistas especializadas do campo da Educação.
Professor Titular de Neurociências do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional, neuroeducação, psicodélicos e política de drogas. Membro permanente das Pós-Graduações da UFRN em Psicobiologia (conceito Capes 6), Bioinformática (conceito Capes 5) e Neurociências (conceito Capes 4). Exerceu no triênio 2009-2011 a função de secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). De 2011-2015 foi coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences.
Desde 2011 é membro do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School), que em 2014 recebeu o prêmio inaugural Exemplifying the Mission of the International Mind, Brain and Education Society. Coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em risco para transtorno de aprendizagem (ACERTA - CAPES/Observatório da Educação). Investigador associado sênior do Centro FAPESP de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat). Membro desde 2015 da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Editor associado dos periódicos PLoS One, Frontiers in Integrative Neuroscience e Frontiers In Psychology - Language Sciences. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Instituto Chacruna de Medicamentos de Plantas Psicodélicas. Eleito em 2016 membro da Academia de Ciências da América Latina (ACAL). Membro desde 2016 do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Eleito em 2017 e 2019 para a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como terceiro-secretário.