Você está em: Trabalhos> Artigo Científico

Artigo Científico

• Antes de submeter trabalho, o participante deverá inscrever-se no evento  clicando aqui.
  • Para o V Simpósio de Educação, serão aceitos trabalhos com até 5 autores(as) incluindo autor(a), coautores e orientador(a).
  • Cada autor(a) poderá submeter até dois trabalhos como autor(a) principal.
  • No momento da submissão, deverá ser efetuado no Even3 o pagamento de um valor fixo por trabalho de R$ 34,99 (R$ 30,00 de submissão de trabalho + 4,99 da taxa de administração da plataforma).

• Cada trabalho deverá ser submetido por apenas um(a) autor(a), que deverá incluir os nomes dos(as) coautores(as), caso hajam, e será o responsável pelo pagamento.
  • Todos os(as) autores(as)/coautores(as) envolvidos(as) no trabalho deverão estar inscritos(as) no evento antes do ato da submissão. Garanta sua inscrição!
  • O valor pago para submissão de trabalhos não será devolvido em hipótese alguma.
  • A avaliação será do tipo “duplo cega” e, para isso, os trabalhos deverão ser enviados em duas vias distintas:
    • um arquivo identificado com os autores (formato de documento: .doc ou .docx);
    • um arquivo não identificado (formato de documento: .pdf).
  • Na plataforma de submissão Even3, no formulário de submissão, há um espaço para o upload (envio) dos dois documentos.
    • No local “trabalho identificado”, o arquivo completo deve ser submetido contendo o nome, o e-mail e a instituição de cada autor.
    • No local “trabalho não identificado”, o arquivo destinado à avaliação deve ser submetido sem identificações dos autores.
    • Trabalhos fora desses parâmetros serão desclassificados.
  • Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do evento.
  • Após submetido e avaliado pela comissão científica, o trabalho poderá ser aprovado ou não aprovado. O resultado será divulgado conforme o cronograma do evento.
  • Todos os pareceres são definitivos, sem possibilidade de correções para ressubmissão.
  • Serão desclassificados os trabalhos que não estiverem de acordo com a formatação do modelo do evento, não corresponderem a nenhum eixo temático e/ou apresentarem identificação dos autores nos dois arquivos submetidos.
  • É de inteira responsabilidade dos autores/coautores prezar pela norma culta da Língua Portuguesa e pela formatação do trabalho segundo os padrões da ABNT. Sugerimos que seja realizada uma revisão gramatical, ortográfica e de formatação antes da submissão dos trabalhos.
  • Todos os trabalhos aprovados comporão os anais do V Simpósio de Educação, em meio eletrônico.
  • Os trabalhos do gênero artigo científico deverão conter de 10 (dez) a 12 (doze) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado nesta página.

INFORMAÇÕES SOBRE A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

• Para apresentação dos artigos científicos, serão selecionados os 8 (oito) trabalhos melhor avaliados de cada eixo temático. A duração de cada exposição será de, no máximo, 8 minutos.
  • Os trabalhos selecionados para apresentação na forma de comunicação oral serão organizados em sessões por eixo temático.
  • Caso haja a opção por utilizar apresentação eletrônica, esta não deverá ultrapassar oito slides para o gênero artigo científico
  • O armazenamento, transporte, bem como a apresentação do dispositivo de armazenamento contendo a apresentação eletrônica, são de total responsabilidade do participante.
  • As apresentações dos artigos científicos selecionados ocorrerão nas datas presentes na programação do evento (clique aqui).
  • Informações a respeito do cronograma das apresentações serão disponibilizadas a partir do dia 15/05/2024.
  • Dúvidas ou solicitações podem ser encaminhadas por e-mail para simpoeducacao@gmail.com.

EIXOS TEMÁTICOS

Os trabalhos  do gênero artigo científico devem ser submetidos em um dos quatro eixos temáticos do evento.

Os eixos temáticos são:

Abrange pesquisas sobre formação inicial e continuada na educação básica e no ensino superior; desenvolvimento profissional; identidade docente; políticas de formação de professores; novas demandas educacionais para o trabalho docente face às mudanças no mundo do trabalho. O eixo também compreende experiências exitosas de ensino-aprendizagem em todos os níveis e modalidades de ensino, nos diversos campos do conhecimento, com embasamento teórico-metodológico definido e apresentação de resultados dessas práticas.
Propõe-se a discutir temáticas envolvendo práticas educativas inclusivas; ações de respeito à diversidade humana; cultura da paz; desenvolvimento e utilização de tecnologias assistivas; acessibilidade e desenho universal; relações étnico-raciais e de saúde mental, além de temáticas correlatas.
Apresenta discussões relacionadas às práticas educativas escolares e não escolares; movimentos sociais; educação ambiental; educação do campo, indígena e quilombola; educação de jovens e adultos; práticas de educação popular, ecologia e bem-viver; educação e expressão cultural; direitos humanos e sustentabilidade socioambiental.
Contempla estudos e pesquisas sobre políticas educacionais vigentes,  gestão escolar e as relações com o mundo do trabalho; formação técnico-profissional; educação básica, a profissionalização e os pontos de contato entre as interfaces; práticas educativas aplicadas ao mundo do trabalho.

BAIXE OS MODELOS​

BAIXE OS MODELOS

DATAS IMPORTANTES

Abertura das submissões